Hoje 6 de Janeiro, comemora-se o Dia de Reis, e eu decidi que era o dia perfeito para partilhar o Bolo-Rei que faço em casa, na minha versão sem glúten.
Como podem ver pelo aspeto é de comer e chorar por mais, basicamente sigo uma receita normalíssima de Bolo-Rei (a do portal de receitas Bimby - Cookidoo), mas faço-lhe algumas pequenas alterações.
Ora vamos lá então:
Bolo-Rei sem Glúten
Ingredientes:
70 g açúcar amarelo
1 laranja (casca, só a parte laranja e sumo)
1 limão (casca)
130 g bebida de aveia
70 g manteiga de soja
20 g fermento de padeiro fresco
3 gemas de ovo
40 g vinho do Porto
1 pitada de sal
450 g farinha sem glúten
4 colheres de sopa psilio
Mix especiarias em pó (canela, anis estrelado e gengibre)
250 g fruta cristalizada cortada em pedaços, passas e amêndoa palitada
Preparação:
Fazer um bolo-rei não tem propriamente uma grande ciência, mas tem alguns passos que têm mesmo que ser respeitados, como é o caso de ter de levedar por duas vezes.
Eu por achar que torna o processo muito mais simples, faço sempre no robot de cozinha, porque pulverizo e amassa logo tudo. No entanto, é possível fazerem-no manualmente, têm é de amassar à mão.
Pois bem, começamos por colocar no copo o açúcar com a casca de laranja e de limão e pulverizamos 15 segundos na velocidade 10. Colocamos o leite, a manteiga e o fermento e programamos 2 mins, temp. 37º, velocidade 2.
Seguem-se as gemas, o sumo de laranja e o vinho do Porto, e 5 segundos na velocidade 5.
Para finalizar prepara-se a farinha e os condimentos. Eu costumo preparar logo num pirex, como podem ver na foto onde já tem a farinha, o sal, o psilio e o mix de especiarias, onde abuso na canela, mexo bem e fica pronto a colocar.
Depois programa-se 3 minutos na modo espiga para amassar.
Para quem compra habitualmente produtos sem glúten, posso partilhar que estou mega fã da farinha sem glúten do Lidl - ótima relação qualidade/ preço!!
Preparada a massa deixamos ela repousar por cerca de 2 horas ou até dobrar de volume, mesmo no copo da Bimby.
Tendo a primeira levedação completa é hora de colocarmos os frutos cristalizados ou secos, e com a bimby a funcionar no modo espiga, vamos colocando os frutos lentamente através do bucal do copo.
E entramos agora na parte mais gira que é dar forma à massa e decorar o nosso Bolo-Rei!!!
Para quem acha que mexer com massas sem glúten é difícil, apenas digo: puro mito!!
O truque é água!!!! Água nas mãos e água na massa e tudo se torna facilmente moldável.
Dei a forma, pincelei com gema de ovo e decorei com mais frutas cristalizadas e amêndoa laminada... vejam só senão está bonito:
Tendo já grande parte do trabalho feito, este nosso delicioso amigo precisa de levedar por uma segunda vez, por isso coloco no forno por mais 1 hora mas sem estar ligado, para deixar a massa descansar na sua forma final a crescer.
Posto isto, é altura de ligar o forno a 180º, durante cerca de 30 minutos e a magia acontece.
Bom, bom, bom, podemos comer todos cá em casa, sem culpa!!!!
Para quê comprar se posso fazer?
Comments