Como já não é novidade, sou perdida por receitas sem glúten, em especial se forem de pão, adoro experimentar combinações novas e diferentes, e os sabores que daí resultam.
O facto de ter eliminado totalmente o glúten da minha alimentação tornou-me muito mais seletiva, mas ao mesmo tempo abriu-me os horizontes ao mundo das sementes e dos frutos secos, que passei a apreciar e consumir com bastante regularidade.
Este pão está no meu top 5!! A receita não é minha, é da plataforma de receitas oficial da Bimby (cookidoo), pelo que não procuro mérito indevido, apenas partilhar uma receita de um pão mega fácil e super super nutritivo e saboroso!!
Pão de Linhaça e Nozes (sem glúten)
Então vamos lá ver como a magia acontece:
Ingredientes:
100 gr arroz
50 gr polvilho doce
150 gr sementes de linhaça
50 gr flocos de aveia
15 gr fermento para bolos
200 gr nozes
5 ovos
300 gr bebida vegetal
20 gr azeite
sal qb
Atentem bem nos ingredientes, sem glúten, sem lacticínios, cheio de fibra e gordura boa....
Preparação:
Modo Tradicional: Colocar todos os ingredientes secos num processador (com exceção das nozes) e envolver tudo na velocidade máxima durante 30 segundos. A seguir colocar as nozes e envolver numa velocidade média, de modo a que fiquem partidas mas não virem pó. Reserve.
Entretanto, numa taça envolver a bebida vegetal com os ovos e o azeite. Misturar o preparado das farinhas e envolver muito muito bem.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 50 minutos.
Modo Bimby: Colocar todos os ingredientes secos (com exceção das nozes) no copo da Bimby e programar 20 segundos na velocidade 9. Adicionar as nozes e programar 5 segundos na velocidade 4. Reservar.
Colocar então no copo os ovos, a bebida vegetal e o azeite, e misture 30 segundos na velocidade 3. Adicione o preparado das farinhas e envolva 15 segundos na velocidade 4.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 50 minutos.
Eu utilizo sempre formas de silicone, pois basta verter o preparado e levar ao forno.
É super saudável e super bom! Quem desse lado vai fazer?
O arroz pode ser um qualquer?