Hoje comemora-se o Dia Internacional do Piquenique, sabiam?
E quem não gosta de juntar os amigos ou família, preparar uns tupperwares com comida, uma manta e passar horas no meio do campo à conversa, a usufruir da natureza e a tornar o simples em magnifico?
Eu defendo muito que o melhor e mais bonito, está efetivamente nas coisas mais simples.
Posto isto, pensei em partilhar uma das receitas mais apreciadas cá em casa, feita por todos, os mais novos deliram e são altamente participativos: uma Pizza Caseira, sem glúten. Toda feita de raiz, massa sem glúten, molho de tomate (feito com tomates naturais) e enriquecida com aquilo que mais gostamos.
E o ingrediente secreto: cheia de mãos pequeninas a mexer e a vibrar por também estarem a fazer aquilo que vão jantar!
Para uma melhor explicação, vou dividir a receita em 4 etapas: massa, molho, ingredientes topping e montagem.
Etapa 1 - Massa
A elaboração de uma massa de pizza sem glúten tem alguns truques, eu vou aprendendo por tentativa e erro, mas penso que agora a coisa já corre como quero.
Ingredientes:
220 gr água
20 gr fermento de padeiro sem glúten
400 gr farinha sem glúten
50 gr azeite
Sal qb (não consta na foto porque adicionei à farinha)
Preparação:
Modo Tradicional: Num recipiente grande, coloca-se a água e o fermento, e envolve-se bem até diluir todo o fermento na água. Adiciona-se a farinha e o azeite e envolve-se tudo, amassa-se muito bem até já não ter água, a farinha ficará com um aspeto desfarelado, é normal.
Depois tapa-se (eu até costumo colocar no micro-ondas), e deixa-se levedar por cerca de 2 horas.
A massa sem glúten não cresce muito, mas é importante repousar.
Modo Bimby: Colocar a água e o fermento no copo da Bimby e programar 20 segundos na velocidade 2. Adicionar os restantes ingredientes e 2 minutos, em modo espiga. E seguir o mesmo procedimento da levedação.
Etapa 2 - Molho
Qualquer pizza que se preze tem que ter um belo molho de tomate, e cá em casa quem cozinha (euzinha) é contra os concentrados e por aí, aliás tudo o que podermos dispensar vindo de embalagem, dispensamos sem problemas, todos saímos a ganhar.
E é tão simples, ora vejam.
Ingredientes:
2 tomates naturais maduros
1 cebola grande
30 gr azeite
Sal e Orégãos qb
Preparação:
Modo Tradicional - Descasca-se os tomates e a cebola e coloca-se num processador para picar bem (se preferir pode picar à mão), depois leva-se ao lume numa frigideira com o azeite e os temperos, deixa-se apurar.
Modo Bimby - Coloca-se todos os ingredientes descascados na Bimby, e pica-se 5 segundos na velocidade 5. Com o ajuda da espátula, envolve-se bem e raspa-se as laterais do copo. Programa-se 6 minutos, temperatura 100, velocidade 1.
Etapa 3 - Ingredientes Topping
Com a massa a levedar e o molho de tomate preparado é hora de perceber o que gostaríamos de colocar na nossa pizza, e aqui começa a festa para os mais novos, vou partilhar aquilo que colocámos, no entanto fica ao critério do gosto de cada um.
Ingredientes:
6 salsichas de aves
2 bananas
150 gr de fiambre
Tomate Cherry
Queijo ralado (no nosso caso sem lactose)
(Alex a tentar roubar salsichas....)
Etapa 4 - Montagem
Ora bem, é nesta fase que entra toda a diversão e a festa começa.
Primeiro há que esticar a massa da pizza, que estará seca e granulosa, faz parte não tem glúten - apesar da farinha que usei conter psilio.
Truque: Colocar a massa no tabuleiro do forno (de preferência já por cima de papel vegetal) e com uma colher molhada (uso de silicone), atenção muito molhada em água, ir calcando a massa até ficar com o aspeto que queremos. Até podemos salpicar a massa, qualquer coisa como:
De seguida, espalha-se o molho de tomate por cima. Tenho sempre ajuda nesta parte:
E pede-se ajuda a ainda mais juventude para colocar os restantes ingredientes por cima:
Vai ao forno pré-aquecido a 200º, durante cerca de 30 minutos, e tenta-se não comer tudo nesse dia!! Alguém é servido?
Comments