E hoje, para não variar, à sexta-feira trago mais uma receita das boas, uma alternativa de pão sem glúten, aproveitando ao máximo coisas da época: a bela da batata doce.
Não é o meu pão preferido, mas não é por causa disso que não deixa de ser bom e outra opção para quem o glúten não faz de todo parte da alimentação.
Adicionalmente, é muito fácil de fazer e leva quinoa, um dos cereais ancestrais mais antigos, mas que só mais recentemente ganhou destaque.
Pão de Quinoa e Batata Doce
Ingredientes:
100 g quinoa
200 g água
120 g batata-doce cozida
25 g fermento de padeiro fresco
10 gr azeite
1 c. chá de sal
100 g fécula de batata
100 g farinha s/ glúten
200 g farinha de trigo sarraceno
Embora os ingredientes possam parecer estranhos à primeira vista, quem faz uma dieta isenta de glúten conhece praticamente todos eles, a fécula de batata ou o trigo sarracena que são gluten free e já se encontram à venda em qualquer supermercado.
Preparação:
Esta receita faz parte da coleção "Pães sem Glúten", do Cookidoo, e é sem dúvida das minhas coleções de receitas preferidos, que realizo com a minha ajudante Bimby.
Ora então:
Começar por cozer a batata doce à parte, para adiantar trabalho. Eu aproveito e cozo mais, pois adoro comer como acompanhamento numa refeição principal.
Pulverizar a quinoa na velocidade 9, de modo a ficar em farinha, senão terão de usar um processador ou comprar mesmo farinha de quinoa. Reservar.
De seguida colocar a água, o azeite, a batata doce, o sal e o fermento de padeiro. Programar 2 minutos, na temperatura 37, vel2.
Por último adicionar a farinha de quinoa e as farinhas restantes, e selecionar 2 minutos em modo espiga - para amassar.
Depois é deixar o tempo e o fermento padeiro ativar e fazer o seu trabalho, eu coloquei em formas de silicone e deixei a levedar no forno, cerca de 2 horas.
Liga-se o forno e ficam cerca de 40 minutos, a 180º graus.
Rende bastante, corto em fatias, deixo algumas de fora e congelo as restantes!
Gostaram? Quem vai experimentar?
Comments